Leites Vegetais - Avaliação de marcas

 

Olá criaturinhas, tudo bem?

Desde que falaram que eu deveria evitar leite não só pela lactose mas pela caseína também (caseína pode dar cólicas, é bom evitar durante o período menstrual mesmo sem ter endometriose), começou a minha aventura de degustar leites vegetais (ou bebidas vegetais). Estava receosa que meu contato até então era de leites com "sabor de água suja". 

Felizmente eu achei uns muito bons, isso que eu tomava leite de vaca puro até pouco tempo atrás. Além do meu gosto pessoal, adicionei comentários de amigos. Segue a lista em ordem alfabética com links para facilitar a compra:

ADES

Apesar da soja ser o forte da marca, eles possuem o de coco e o de amêndoas, sem soja! 

Provei os dois sabores e são agradáveis, porém não recomendo para beber puro. Todos tem adição de açúcar, infelizmente. E tem a contaminação cruzada da soja, para quem for alérgico.

O sabor coco teve duas opiniões opostas de colegas de Twitter, uma amou e outra achou que tem gosto de sabão de coco - ou seja, detestou. Quem provou, diga de que time você está

Sabor: 3/5
Consistência: 3/5


ALMOND BREEZE

Um leite vegetal de valor mais acessível, provei os sabores original, sem açúcar, baunilha e chocolate. Ainda não provei o de amêndoas com côco.

O de chocolate achei o mais agradável de beber puro, pois já estou enjoada de essência de baunilha haha. Os outros eu acho que vão bem em receitas. Estou para testar o creme de leite da marca.


Sabor: 3,5/5
Consistência: 3,5/5

 

 A TAL CASTANHA

Provei apenas o de castanha de caju com castanha do Pará e detestei. Mesmo agitando a caixa, gosto de agua suja e esquisito. Eu amo ambas as oleaginosas, mas essa experiência me fez ficar com medo.

Minha mãe falou que nem no café se salvou (eu não bebo café). Porém um amigo meu disse que a linha barista é muito boa. Porém a marca é um tanto cara (média de R$20) para me arriscar.

Sabor:0/5
Consistência: 2/5

NATURE'S HEART

Este eu provei naqueles pontos de degustação de mercado, era do sabor coco e arroz. Não sei dizer se a moça agitou direito a embalagem ou não, porém o que eu provei era sabor e textura de água suja. Não recomendo. Não sei dizer se outros sabores como aveia, castanha de caju ou amêndoas são melhores.

Sabor: 1/5
Consistência: 1/5

NOT MILK

O meu favorito para beber puro!  Ele tem uma mistura exótica de ingredientes, incluindo suco de abacaxi e de repolho roxo, a consistência é semelhante ao leite de vaca. Provei apenas o levíssimo que achei em um mercado local na promoção, porém conferi na Amazon e o preço é acessível comparado a outras bebidas vegetais.

Ele tem as variações de gordura 3% (original), 1,5% (semi) e 0,8% (levíssimo). E os saborizados de chocolate e café e caramelo. E um fato curioso: nunca gostei de leite de vaca desnatado pois pra mim tinha gosto de água suja, porém o equivalente no not milk é saboroso e com textura de integral. Apaixonada!

O único porém é que tem proteína de soja, que não é todo mundo que pode consumir.

Sabor: 5/5
Consistência: 5/5


SILK

Outra marca que virou minha queridinha. Tive oportunidade de experimentar o de coco, amêndoa e cacau, castanha de caju e amêndoa sem açúcares, só faltando o de amêndoas comum mesmo.

O de amêndoa com cacau virou o meu achocolatado favorito, pois não é muito doce! O de castanha de caju prove com medo por conta do trauma do leite da Tal Castanha, mas é saboroso o do Silk. O preço não é dos mais baratos, mas se você tem a oportunidade, as bebidas vegetais do Silk são uma boa opção.

Sabor: 4,5/5
Consistência: 4/5


NUTS

(Adicionado dia 30/04) Por um acaso na hora de escrever o artigo eu tinha pensado que tinha comprado de aveia, mas comprei o de coco, exatamente para ter um comparativo com outros. Apesar do preço sem em conta comparado a outros leites vegetais, não vale a pena. O sabor é algo entre água de coco de caixinha e o leite de coco (versão bebida, não culinária) porém muito aguado. Mesmo misturando fica um pozinho (ele vai leite de coco em pó) que atrapalha a experiência. A consistência é aquosa mesmo, então eu considero "água suja com pó" haha

Sabor: 2/5
Consistência: 1/5

---------------------------------------------------------------------

BÔNUS!

Experimentei o CREME DE LEITE da Almond Breeze e achei fantástico. Sério, uma maravilha. Mesmo se eu não tivesse que evitar o leite, eu continuaria comprando. Textura e sabor maravilhosos! Coloquei no molho de tomate (tipo strogonoff) e também ele com temperos pra usar no macarrão de forno, ficou uma casquinha em cima. Ainda não usei para fazer ganache, mas eu provei ele puro e parece que ficará muito bom também. (Info adicionada 30/04)

---------------------------------------------------------------------

Irei atualizar este post conforme eu experimentar novos sabores.

Considerações finais: Meus favoritos são a Not Milk e Silk. Almond Breeze fica em 3º lugar.

Tentei fazer receitas de bebidas vegetais caseiras, porém a de pasta de amendoim achei medonha. A de aveia é tomável, mas sinto que as receitas caseiras precisam ter alguma outra mistura.

Pra quem já provou bebidas vegetais, qual a sua favorita? Qual você detestou?

Até mais!

Comentários

  1. Oi, Ichigo, tudo bem?

    Descobri seu espaço bonito pelo grupo Blogueiros Raiz, na indicação.

    Sobre leites vegetais, aqui onde moro (no Japão), o leite de soja é o que mais temos nas prateleiras de supermercados, bem, motivos porque muita gente consome produtos a base de soja, como tofu, nattou, por exemplo, e, a maioria dos orientais tem intolerância a lactose. E eu comecei a passar mal com leite de vaca questão de cinco anos para cá, e passei a consumir leite de soja, mas para acertar marca e tipo demorei uns dois anos (temos duas marcas bem famosas e tradicionais, mas eles possuem diversos tipos, incluindo com sabores que nunca provei, pois costumo misturar café).

    Uma das marcas que você indiciou, o Almond Breeze, foi o que mais me ajustei no quesito de leite a base de nozes. A "febre" de leite de amendoa aqui começou uns dez anos atrás, eu acho, com a entrada do Almond Breeze, e era vendido somente em casas importadas e de macrobióticos, mas fui começar a consumir de dois anos pra cá, quando no café da sereia aka Starbucks começou a incluir leite de amendoa e de aveia como opcionais junto ao de soja, que já tinha no cardápio bem antes. Hoje, essa rede possui bebidas com leite vegetal sem ser opcional.

    Uma das marcas que você indicou, o Almond Breeze, foi o que mais me ajustei no quesito qualidade e preço, porque aqui leite de amendoa e de aveia custam um pouco mais caro que o de soja, pois amendoa é importada. A Glico também tem uma linha de leite de amendoa, mas por ser marca muito conhecida aqui, o precinho também...

    Mas já experimentei de outras marcas também, como a sueca Oatly e a australiana Vitasoy (apesar do nome, não tem traços de soja no conteúdo), pelo menos para mim estão de bom tamanho, mas como são marcas importadas, eu só encontro quando o supermercado perto de casa resolve vender, acontece da noite pro dia, assim como consegui comprar uma dúzia de caixas do Almond Breeze que estava na promoção e validade por um ano!

    Agora, leite de aveia caseiro eu já tentei fazer, ficou muito ruim e acabei usando como base pra fazer panqueca no lugar do leite convencional. Como você mesma disse, talvez receitas caseiras necessitam de algo mais.

    Acho que eu não tive marca que não gostei, porque quando bebo, eu misturo com café bem forte e neca de açúcar, porque algumas delas possuem um pouco de açúcar (a embalagem já indica se tem ou não).

    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ichigo!
      Foi no Blogueiros Raiz que te indicaram, haha Aí, curiosa né, acabei descobrindo muito mais.
      Aqui, soja tem em quase tudo, até chiffon cake feito de leite de soja tem. Mas não sabia quem tem hipotireoidismo tem que evitar derivados de soja. Como você mencionou, sim, tem leite de soja com matcha hahahaha esse não pode faltar no menu, senão os consumidores reclamam.
      Quando vou em cafeterias, eu tenho que pedir pra trocar o tipo de leite, senão eu passo mal no dia seguinte. No café da sereia, as opções de leite de amendoa e aveia entraram no ano passado, e junto as bebidas com esses tipos de leite, o meu favorito é o blond oats latte, que seria espresso torrado com leite de aveia. Recentemente, lançaram o Oleatto Oats Milk Latte, que além de leite de aveia, colocaram... azeite de oliva!!!! Mas não são todas as lojas da rede que tem esse limitado.
      Sim, a Glico é quem fabrica a Pocky! E tem o leite de amendoas que para mim é igualmente gostoso como o Almond Breeze, mas o precinho...
      A marca Oatly é a primeira vez que vejo, mas no dia que comprei, uma amiga minha que mora em Yokohama, postou nos stories dela a mesma marca, mas sabor chocolate. Eu comprei as duas versões. Já a Vitasoy eu comprei numa rede de cafés e produtos nacionais e importados, incluindo alguns veganos, e estava em oferta, obviamente eu praticamente comprei o que tinha no estoque (estava sobrando dez caixas, nem precisa perguntar o que aconteceu hehe).
      Sério, eu tentei procurar na caixa toda se tinha alguma menção a soja no Vitasoy, mas nada!!! O produto é australiano, vamos reclamar hahahaha
      Leite de gergelim, é a primeira vez que leio isso. E olha que aqui tem óleo de gergelim, que eu uso na culinária. Mas bem POUCO mesmo, senão a comida fica muito picante.
      Admito que eu bebo MUITO café, eu tive que diminuir a quantidade, porque estava chegando ao ponto de beber um litro por dia, não de uma vez só, mas o dia todo mesmo bebendo água tambem. E olha que não adoço nada.

      Creme de leite da Almond Breeze é novidade pra mim, aqui só vem o leite mesmo.

      Beijao e se cuida!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas