Peter Pan e Wendy - Resenha

Olá seres encantados, como vão?

Esta sexta estreou o filme Peter Pan e Wendy no Disney+ e vim contar o que achei. Cheguei a comentar por cima lá no insta mas resolvi trazer pra cá para escrever melhor. No final terá uma parte com spoilers,  fique tranquilo que terá o aviso de início e fim.


 

 

Vou confessar que nem vi trailer haha E antes de iniciar sobre o filme em si, vou falar do NOME dele. Tem gente que ficou "Ué, por que tem o nome da Wendy?". Pois bem meus caros. Peter e Wendy foi o nome anterior do conto Peter Pan. Acredito que fizeram isso para separar da animação de 1953, e não ser um live action da animação, podendo justificar as alterações - isso é achismo meu.

A escolha do elenco eu achei fantástica com a diversidade. A Yara soube passar bem a personalidade da Sininho (Tinkerbell) dela ficar irritada, como a história original (a versão Disney Fadas muda completamente a personalidade!!). Alguns fizeram drama com a mudança de etnia, que tem a Iridessa no Disney fadas e tal... Mas exatamente isso: Iridessa NÃO É do Peter Pan. A personalidade que é o importante pra história! Obs: o vestido achei divino.


Há quem diga que isso não é representatividade de verdade, que o rato fez só pra lucrar. Mas eu acho que nisso a única opinião que importa é a das meninas negras. Seja para o lucro ou não, acho fantástico que atores não brancos padrão tenham sido escalados e não só na cota de "vamos colocar 1 negro e 1 asiático pra dizer que tem".

Ok, tirando esse detalhe de aparência de personagens, a parte de fotografia é bem comunzinha, nada surpreendente mas acho que caiu bem na história, que não é nem super feliz e também não é obscura. Também vale a pena lembrar que é um filme que foi voltado a plataforma Disney +, não pro cinema, então acredito que o investimento seja diferente.

Quanto a parte de roteiro, adorei que fizeram os personagens mais realistas, mais humanos. O Capitão Gancho não é o puro mal encarnado só por ele ser o antagonista, ele tem história e seus motivos. A Wendy não é só a mocinha delicada, existe vínculo entre ela e a Tigrinha. E as músicas de piratas são MÚSICAS DE PIRATAS, não de um musical. Tipo, passam a ideia de pirata mesmo.

O tema principal da história, sobre crescer ou ficar criança para sempre, permanece e é trabalhada de maneira delicada. Porém, por conta disso, é algo que não recomendo para quem esteja passando pelo luto de uma pessoa que morreu jovem.


A partir daqui, spoilers!!!

.

.

.


Uma cena que achei fantástica foi da Wendy no navio pirata. No começo do filme, os pensamentos felizes eram referentes ao passado, da infância feliz. Na hora de pular da prancha, os pensamentos eram de como poderia ser a sua vida, envelhecendo. Como tem aquele ditado "envelhecer não é tão ruim quando se pensa na alternativa".

Logo após ela flutua com o ó mágico e o Gancho fala que Wendy tem a magia do menino. E ela fala que não é a magia do menino, e só me lembrou de uma cena clássica de O Senhor dos Anéis. Seria uma referência?


Logo após se inicia uma luta e Tigrinha mostra que não tá pra brincadeira, assim como Wendy. Gancho mostra suas fragilidades antes e depois dessa batalha. Na cena do final da batalha onde ele está quase caindo do navio enquanto Peter o segura  e pede para que tenha pensamentos felizes para voar e ele diz simplesmente que "não tem" e cai, achei triste e que traz aquela ideia que: você tem vivido bem? Ou tem apenas sobrevivido? Você consegue dizer que valeu a pena? E as vezes a gente pode ter coisas boas que aconteceram conosco, mas a mágoa e depressão abafam e ficamos ruminando em pensamentos de tristeza e raiva. 

Nisso eu deixo o recado que se você está sofrendo muito, peça ajuda!! Fale com o CVV no 188 ou veja outras maneiras através do site. Fazer terapia e tomar medicamento não deve ser motivo de vergonha! Terapia pode te dar ferramentas maravilhosas para lidar melhor emocionalmente em situações diferentes. Sim, terminando o post falando sobre saúde mental pois acredito que está super relacionado ao tema! Apesar que ao começar a escrever o post, mas veio ao lembrar da cena do Gancho.

O final, eu esperava sinceramente que cada criança seria devolvida pro seu lar, não... todos na casa de Wendy. Mas ok, que sejam felizes para sempre.

.

.

.

FIM DOS SPOILERS

Quem aí já assistiu o filme e quem vai assistir? O que acharam? Se forem comentar spoilers, não esqueçam de sinalizar.

Abraços e até mais!

Obs: Gostaria de poder encher esse post com gifs do filme atual, porém não acho UM, só dos anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas