Mudança no estilo de vida - ENDOMETRIOSE

 

Olá criaturinhas, tudo bem?

Sumi de novo, tenho tentado voltar ao Instagram e espero que em breve ao YouTube também. Essa onde da calor me derruba e a endometriose, sendo uma doença inflamatória, também.

 Ano passado fui diagnosticada com endometrioma e isso gerou grandes mudanças no meu estilo de vida. Já não tinha aquela disposição toda e com a endometriose... só piorou. Estou atualmente tomando dienogeste como tratamento, em breve farei o ultrassom para ver se deu efeito.

Porém determinadas doenças só o remédio não faz milagre, ele é só uma muleta. Um exemplo simples é quem é diabético ou tem problemas de pressão alta, que deve atentar a alimentação e escolher suas atividades físicas com cuidado.

Endometriose é uma dessas doenças e por muitos é considerada crônica. Isso porque a cirurgia pode tirar um foco e se deixar uma célula, ela pode se multiplicar. Nas minhas pesquisas, é raro um caso de endometriose ser revertido permanentemente com medicamentos também.

Após conversar com mulheres que tiveram endometriose e adenomiose,  consumir muito conteúdo... fiz algumas alterações no meu estilo de vida.

 


ALIMENTAÇÃO

Não bebo mais leite de vaca e evito laticínios, trigo e açúcar o máximo que conseguir. Percebi que isso reduziu bastante o inchaço abdominal e até os gases, que apertam os focos de endometriose e doem. Carne vermelha eu já não tinha o hábito de comer, então não mudou muito nesse quesito. 

Basicamente, se você  for ver a lista de alimentos não recomendados para quem tem problemas de cólicas menstruais, é isso que tenho tentado seguir. Mas quando eu saio com amigos ou estou com muita vontade, como pizza, bolos confeitados, etc pq né, também mereço. Porém isso acaba sendo em 1 refeição no meio das outras anti-inflamatórias.

Em breve terei consulta na nutricionista para ver como posso ter melhor controle sobre isso e saber se estou me limitando a mais que preciso, como compensar aquela festa de aniversário e rodízio de pizza...

Uma colega falou que está fazendo a dieta FODMAPS, que busca evitar a formação de gases. É bastante interessante, mas não pus em prática já que só reduzindo os alimentos que citei antes me ajudaram muito.

 


CHÁS

Quando eu estou sangrando, foi me dada a recomendação de evitar termogênicos (como hibisco, canela e gengibre) e sei que cafeína (chá verde, preto e branco) também é bom evitar para cólicas. Porém Chá verde tem propriedades anti-inflamatórias, então acredito que umas 3 xícaras espaçadas durante o dia não tem problema - caso não tiver sangramento.

Ao mesmo tempo, temos chás (que na verdade são infusões) que ajudam para dias que se tem cólica. Se quiserem posso fazer um artigo só para isso :)

 



ATIVIDADE FÍSICA

Nunca fiz muito exercício, só estava fazendo dança às quartas. Final do ano comecei a praticar yoga 2x por semana e às vezes acabo fazendo outros dias uns 20min de bike ou sequência de yoga online.

E devo dizer que me apaixonei pela yoga pois sinto que é um benefício pro corpo, mente e espírito, ajuda tanto na questão de alongamento quanto força. E fiquei menos "crocante". Espero que esse ano eu consiga encostar na ponta dos pés! Enquanto isso não chega, os bloquinhos de yoga são meus melhores amigos haha

(Quero um tapete bonitão assim xD)

 

(Também quero uma cabrinha xD)

 

ANSIEDADE

Uma coisa que percebi é que quando tenho picos de ansiedade, acabo sangrando. Como não estou ovulando devido a medicação, não dá pra chamar de menstruação. Isso acontece pois libera muito cortisol, que ajuda a inflamar o corpo. Então sim, é preciso cuidar da saúde mental para cuidar da endometriose!

 


 

ABSORVENTES

Para os dias de sangramento, uso os absorventes de pano! Muito melhor que os de plástico, por não assam e ainda não fica gerando lixo. Me adaptei melhor que o coletor menstrual.

Absorventes de Pano Ecológicos

   

 

Enquanto isso...

Sinceramente, não sei dizer se o dienogeste tem tido efeito por conta das cólicas e sangramentos que tive durante esses 4 meses, estou tentando manter a calma e se tiver que me preocupar, que seja com o resultado do ultrassom em mãos.


 

A fadiga que veio junto também está afetando meus relacionamentos e saúde mental, então estou com muita expectativa para a consulta da nutri.

Espero que este post possa servir de ajuda para quem tem endometriose ou convive com alguém que é afetado por ela.


Beijos de glitter

Comentários

  1. Poxa, super te entendo! Não tenho exatamente endometriose, mas sofro com cólicas crônicas, menstruação excessiva e anemia aguda. Vou ate pegar umas dicas desse post. Te desejo melhoras! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que coisa :( É, não é só endometriose que causa essas coisas. Ter útero não é fácil. Te desejo melhoras também :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas