Flashback: Gothic & Lolita Bible

 Olá criaturas encantadas, tudo bem?

Trago para você um pouco sobre o que foi o mook* Gothic & Lolita Bible. Para as veteranas, sabemos do que foi e vivemos na era que era fácil de obter as cópias digitais. Porém pra quem começou de uns 6 anos pra cá, não teve tanta sorte.  Já fazendo aquela observação que moda lolita é uma moda japonesa inspirada no período vitoriano, eduardiano e rococó, não tem relação com o livro/filme homônimo!! 

A GLB é uma publicação japonesa voltada a um nicho da moda alternativa, derivada da revista Kera. Começou a ser publicada em 2001 e teve grandes parcerias com celebridades do meio Harajuku fashion e j-rock, como Mana-sama, Kana Moon, Nana Kitade, Novala Takemoto...  Tinha 4 edições por ano, uma para cada estação.

Dentro da revista você poderia encontrar os lançamentos de várias marcas, desde as famosas Angelic Pretty, Moi-meme-Moitié, Baby the stars shines bright a algumas não tão populares como Excentrique e Shot Gun Wedding. Editoriais de moda estilo "Vogue" alternativa também eram obrigatórios.


Mas a moda não é feita apenas por marcas e comprar pronto. Você sempre poderia encontrar tutoriais de maquiagem, penteado, nail arte e modelagens para fazer uma peça de roupa ou bolsa. Para se inspirar, tinha várias fotos de fashionistas nas ruas ou em eventos góticos ou tea parties.

Também tinha algumas páginas de quadrinhos, entrevistas com artistas, designers e modelos; divulgação de eventos, um catálogo de lojas, área dos leitores...

Em 2008 foi lançada a versão em inglês da GLB, misturando conteúdo novo feito nos EUA e material antigo da edição japonesa de... 2005. Ou seja, caso você tivesse folheando e quisesse comprar um vestido que se apaixonou, já teria que ir atrás de peças de segunda mão. A vida dela foi curta, com apenas 5 edições.

Com a queda do mercado editorial, a Gothic & Lolita Bible japonesa encerrou na 63ª edição em 2017. A revista Kera, citada anteriormente, se transformou num site de moda e lifestyle. Por um tempo também funcionou como loja.


Na época que anunciaram o fim da publicação, surgiu um burburinho de "oh, a moda vai acabar! A revista acabou e tem marcas fechando!!". Mas isso acontece direto com publicações e marcas comuns.

Fui privilegiada de ter duas publicações: tenho a GLB #1 estado-unidense e a GLB #20 japonesa. Inspirada em um vídeo que achei ao acaso de folhear revistas (estava procurando review e achei esse tipo de vídeo), fiz para vocês da GLB#1. Acabei dando detalhes para quem é novo no meio entender quem eram aquelas pessoas, afinal quem das novatas hoje sabe da Nana Kitade e Kana Moon? Nisso acabei falando demais - vou colocar culpa no meu signo.

Gostaria que tivesse PDFs a venda das edições num preço acessível para ter acesso a umas que achei a capa linda - e teve até edição com temática de fadas! 


Agora quero saber de vocês nos comentários: Qual a sua relação com a GLB? Já conheciam? Tiveram acesso de comprar uma ou folhear?

*Mook vem da junção de Magazine (revista) + Book (livro). 

Comentários

Postagens mais visitadas