Castelos de Galway - Menlo e Terryland

Olá Criaturinhas, tudo bom? Faz um tempo que já postei o vídeo do Menlo Castle no canal mas como fui despreparada, fiz minhas pesquisas depois para complementar! Eu não fazia ideia de quando o castelo foi construído ou como virou ruínas - e descobri as respostas. E ainda temos um pouquinho do Terryland.


O Castelo Menlo fica na cidade de Galway, na Irlanda. Ele faz parte do trajeto do turismo de ciclistas (pela placa que encontrei no Castelo Terry). Seu nome vem do gaélico “Mionloch”, que significa “Pequeno Lago”. Ele fica na beira do rio Corrib na verdade, os lagos pequenos ficam mais distantes, e só vi pelo mapa.


Se você estiver em Galway quiser conhecer este castelo, tome cuidado com a rota do Google Maps! Ele te mandará para o outro lado do rio! 


Tem um portão para entrar na propriedade do castelo, que pode ser facilmente pulado - mas é bom avisar/perguntar pra vizinhança (sim, tem casas perto), caso o portão esteja fechado e você queira visitar, pois vai que a Garda (policiais civis da Irlanda) aparecem lá. Dentro do terreno tem vacas. Umas vacas mais peludinhas, mas como não entendo de raça de vaca, pra mim é vaca peluda haha.


As ruínas do castelo que um dia já foi residência de baronetes agora é o abrigo das vacas e é repleto de corvos. Nos buracos das paredes eles fizeram ninhos. A natureza tomou conta dos ambientes internos, com arbustos e trepadeiras. Infelizmente você encontra lixo deixado por outras pessoas, ao menos é pouca coisa. O castelo é ótimo para tirar fotos temáticas e com a temática de Bela Adormecida!


O Rio Corrib é uma atração a parte: para quem está acostumado com os rios com lodo no Brasil, você estranha a cor d’água. O rio tem tonalidade azulada e nas margens você consegue ver as pedras do fundo. No outro lado do rio, quando eu fui, tinha uma família e um cachorro que brincava alegremente na água super gelada (tinha geado na madrugada!).


Felizmente se você estiver hospedado na região central de Galway, não é uma caminhada muito longa, é menos de uma hora. 



Ichigo veste: Blusa Y&C - Botas Salomon - Brincos Universo Mágico - Luvas Rocca - Cinto, Saia e estola Offbrand


História do Castelo Menlo (Mal-Assombrado?)

De acordo com a placa de informações turísticas da rota dos ciclistas, é um castelo  jacobita, construído no começo dos anos 1600. Durante o século XIX, seu terreno era usado para festivais em maio, onde as pessoas chegavam de barco para aproveitar jogos, música e dança.


Infelizmente o Menlo Castle não guarda apenas dias de glória. No ano de 1910, quando o casal proprietário estava em Dublin, ocorreu um incêndio no castelo e o corpo da filha deficiente nunca foi encontrado, acredita-se que foi carbonizado. Dizem que as vezes você pode ouvir o choro da menina (um irlandês me contou). Anos depois, um integrante da família foi encontrado morto dentro de seu carro no terreno do castelo. Não se sabe se foi um crime ou um suicídio.

[Wikipedia] [Blog Lord Belmont]


Castelo Terryland


Construído no século XVII, você pode ver suas ruínas no centro da cidade, numa praça. Cercado de altas e grossas grades, com correntes e cadeado no portão que pelo estado, não abrem a muito tempo. Estruturas metálicas sustentam as paredes. Acredito que é o castelo da rota dos ciclistas que é o de mais rápido acesso a partir do centro da cidade. É nele que encontrei a placa com as informações.

Hoje não aparenta ser um grande ponto turístico, mas ele guarda uma curiosa história:  por estar estrategicamente na beira do rio Corrib, foi queimado por soldados irlandeses e franceses em 1691. O motivo? Impedir o avanço das tropas do Rei William III.


O Castelo tem seu nome em irlandês “Tír Oileán”, que significa “Terra da Ilha” e pertenceu aos descendentes do fundador da cidade de Galway, Richard de Burgh.

[Visit Galway]


A Rota dos Castelos (Way of the Castles)


Uma rota de 40km voltado para ciclistas possui 7 castelos na rota ou nas proximidades, sendo uma rota “circular” que pessa pela cidade de Galway e no condado.  Além dos dois castelos que mostrei neste post, temos: Ballindooley, Cloonacauneen, Killeen, Ballybrit e Castlegar. Uns deles são residências particulares. Por essa rota, ele te manda pro outro lado do rio no Menlo Castle, ou seja, não é possível explorá-lo.


Mas o condado tem mais castelos. Temos o Merlin Castle no Merlin Park na cidade de Galway (em breve, vídeo e post), por exemplo. No AirBNB você consegue alugar um castelo georgiano. Ou conseguia, não sei como será após a pandemia.


Vocês já conheciam esses castelos? O que acharam?

Eu amei passear por eles e depois descobrir um pouco mais do que eles foram no seus dias de glória!


Para mais fotos, visite o instagram do blog e o meu pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas