Como montar um outfit temático (foco em lolita)

Olá criaturas encantadas! Tudo com com vocês?

Esse será um 2.0 de um post que fiz em 2012 no meu antigo blog Iki Ningyou. Fiz ele após dar uma palestra num evento (lembrando que estou aberta a palestrar em outros eventos ;D) São minhas dicas para você fazer um outfit temático lolita - ou até de qualquer outro estilo kawaii, pois as dicas não influenciam nas regras, são um guia para se inspirar.

Falando em regras, se você vai fazer um outfit temático em qualquer estilo é necessário saber as REGRAS dele. No caso de lolita temos as regras de comprimento, anáguas, qualidade de tecidos e rendas...

Sabendo disso, vamos para o próximo passo: definição de tema. Pode ser:
❤ Uma personagem;
❤ Uma data festiva;
❤ Um animal;
❤ Uma história;

Tente definir só um tema para depois não ficar confuso por estar um visual cheio de informações diferentes.


Arika Takarano (vocalista do Ali Project) com visual inspirado na pintura da Imperatriz Isabel da Austria - aqui foi utilizado tecidos nobres, o mesmo decote,cores e acessórios de cabelo.

Acessórios
Acessórios serão as peças-chave mostrar ideia. Nem sempre achamos uma peça com a estampa ligada ao nosso tema, já acessórios são mais baratos e versáteis e você mesma pode fazer - ou encomendar com algum artesão. Outro ponto é que fica chato você ter um vestido no guarda-roupa que só poderá ser usado no Halloween ou no Natal. Olha só todos os acessórios temáticos que você pode ter: 
Nos cabelos: arco, laço, corsage, amarrador, coroa de flores, tiara, chapéu, headress, véu, tic tac...
Na roupa: broche, lenço, pins, cinto...
Demais acessórios: brincos, anéis, pulseiras, wristcuffs, meias, bolsa, mochila, chaveiro...
Calegari com seu outfit de Halloween, usou acessórios e meia para ficar mais no clima.
 
Katrikki usou os chifres e a make para virar o deus celta Cernunnos!

Glauce virou um lindo unicórnio kawaii com seu vestido  e tiara!

Cores
Serão suas grandes aliadas! Tem cores que são de rápida associação com o tema, basta você se lembrar de datas como Halloween e Natal que já vem uma paleta de cores, assim como Rainha de Copas e Alice. Não significa que você deve ficar presa a cores do senso comum, mas ajuda a identificação caso seus outros elementos estejam mais subjetivos.

Pudiim fez um belo outfit de natal usando cores típicas e acessórios!

A Katrikki representou a casa Corvinal, de Harry Potter, usando as cores típicas.

A Sariane usou as cores da Grifinória, outra casa de Harry Potter, numa discreta gravata e o preto predominando é comum no uniforme escolar de Hogwarts.

Maquiagem e Penteado
Maquiagem e penteado são aliados, assim como as cores.  Maquiagem dentro da proposta é essencial para trazer uma harmonia: algo mais pesado para uma ideia mais adulta e algo suave para uma proposta mais infantil. Ou se for algo bem conceitual, porque não uma maquiagem artística? Uma pintinha ou um desenho em algum lugar no rosto para fazer um pequeno charme? O penteado também deve ser harmônico, seja ele feito no seu cabelo natural ou peruca. Se descabelado cai bem para seu outfit, então se descabele sem medo!

A Tatiane usou a make pra virar La Catrina.

Calegari usou as cores e o corte de cabelo da Branca de Neve para virar uma Princesa Disney!

Moxy entrou no clima de páscoa com  a estampa, bolsa, sapato e claro, uma peruca de chiquinhas para representar as orelhas de coelho!


Moda lolita e as Principais Inspirações
Os temas mais comuns para inspiração até ganham destaque quando se vai descrever os subestilos de lolita. São eles Hime (Princesa), Sailor(Marinheiro), Pirate (Pirata), Guro(grotesco). Alice in Wonderland é uma temática que sempre está em alta.
Bianca como Pirate Lolita: veja como apesar da print ser do tema, a combinação dos acessórios e make fazem a diferença

Glauce como Pirate lolita: o uso do chapéus é bem comum nesse sub-estilo, o estilo que a Glauce usa aqui é o Tricórnio. 

Pri Martins de Guro Lolita: o guro vem de "grotesco"e é marcado por seu ar macabro. O uso de branco para realçar as manchas de sangue é bem comum. A Pri harmonizou o preto do sapato com acessórios.

Scan de revista japonesa mostra outfit inspirado em Alice no País das Maravilhas, numa fusão de Alice com Coelho branco

Finalizarei o post com imagens de inspiração para diversos temas! Percebam que alguns apenas um acessório entregou o tema enquanto outros são a produção completa.

Aqui me inspirei na personagem Saber de Fate/Stay Night. Usei as mesmas cores da personagem e transformei a espada em um parasol!
Sariane usou as cores típicas do natal e usou o clássico gorro do papai noel para carcterizar ooutfit.

Tatiane usou também as cores natalinas vermelho e branco, mas deixou o seu visual mais menininha vintage com seu penteado cacheado e lacinhos com pompons.


Glauce (olha ela aqui de novo!) usou cores pastéis para ficar bem doce para o clima de páscoa e combinou tudo na sua tiara de coelho!

Agradeço a todas que mandaram as fotos para o vídeo e para o blog, vocês estão maravilhosas!! Agora deixo guias para você se inspirar com foco em contos de fadas, fadas, idols ou a páscoa!

Meus guias de inspiração:
Se preparando para o inverno com contos de fadas - outfits j-fashion inspirados nos contos A pequena vendedora de fósforos, A rainha das Neves, Branca de Neve e Vermelha de Rosa.
J-fashion para contos de fadas - inspire-se nos principais estereótipos de contos de fada como camponesas e garotas da floresta, bruxas, fadas, princesas e sereias.
Como se vestir como uma fada - dicas de roupas e acessórios para ficar mais feérica.
Como se vestir como uma idol - vista-se como uma cantora japonesa!
❤ Como se vestir para a Páscoa - guia de j-fashion / moda kawaii para fazer um outfit temático de Páscoa!

No post do Iki Ningyou tem outras fotos, vale a pena conferir!

E você, já fez um outfit temático? Já está pensando em outro?
Beijos de glitter!

Comentários

Postagens mais visitadas