Endometrioma: a saga

 Olá criaturinhas, como vão?


Resolvi escrever um pouco sobre a minha saga desse ano na área da saúde, pois eu nem sabia que esse problema existia haha Vai que esse post ajuda alguém.

Antes de tudo vou explicar o que é endometrioma: é um tipo de endometriose só que o acumulo de tecido fica no ovário. Eu só sabia da existência da endometriose "padrão".  

Com a pandemia controlada, resolvi fazer algo que eu não fazia uns bons anos: exame preventivo. Ao contar para médica meu desejo de colocar um DIU e a perda do meu ovário esquerdo em 2016, ela solicitou o ultrassom. Eu só esperava pra ver se teria algum cisto pequeno. Mas nããããããão. O ovário direito estava aumentado. Parcialmente para fazer o trabalho do irmão perdido, é natural com alguém que tira pulmão e rim também, mas com algo não normal de brinde envolta dele. Eis a descoberta do endometrioma. Ah, e o útero é pequeno demais para colocar Mirena, ou seja, sem notícia boa.

Entrei em desespero: só tenho um ovário, se eu perder esse, fico sem hormônios necessários - entraria em tipo uma menopausa super cedo. Demorou para conseguir vaga de consulta na ginecologista que me atendia, resolvi ir pro postinho pra ver se eu poderia fazer algo enquanto esperava. A clínica geral que me atendeu, parecia bem jovem, me deu bronca do porquê não fui antes - parte foi eu tentando encaixe na consulta do convênio, parte foi a interrupção de consulta eletiva por conta do COVID. O plano de se acalmar falhou, fiquei mais desesperada ainda.

Pala a alegria da minha ansiedade, na próxima semana já tinha consulta marcada no ginecologista do SUS, num centro de saúde da mulher. Era um senhor idoso, gente boa e me atendeu bem. Ele confirmou o endometrioma e me apresentou um tratamento que me pareceu ótimo: injeção de medroxiprogesterona. Ele falou que é o mesmo hormônio produzido pela placenta, que até mulher amamentando pode tomar. Beleza, comprei a ideia. Era mais agradável que tomar pílulas que tenho medo de tomar por conta do histórico de varizes na família. A injeção é fornecida gratuitamente pelo SUS e seria a cada 3 meses. O importante era não me deixar menstruar para não produzir mais endométrio.

Cada corpo é um corpo. E o meu, claro, adora um drama. Eu pensei que seria de boas voltar pra casa andando por 40min, pois com a B12 era de boas. Só que não. QUE BAGULHO DOÍDO. Senti mais dor que a vacina do COVID. Dois dias depois eu tive uma das piores insônias da minha vida. Quando acordei pela segunda vez, vi que não era o meu normal, procurei na bula e tava lá: insônia e ansiedade. Nem no outro dia a tarde consegui tirar um cochilo, parecia que tava ligada na cafeína. Na próxima noite consegui dormir ok. Isso resultou um efeito dominó e fiquei imprestável por mais uns 2-3 dias. Sangrei por 14 dias mas foi mais diluído que minha menstruação padrão - era em 6 mas era intenso. Para quem não sabe a aplicação é feita nos primeiros dias do seu ciclo menstrual, fui no 1º pois o dia seguinte era feriado. 

Fui na consulta da ginecologista do convênio.  Ela falou que era bom esperar a segunda dose pra ver se mantinha o tratamento. Pois então: eu tive 2 ciclos pós injeção enquanto escrevo esse artigo: no 1º saiu poucas gotas, ok, normal ter escape nos primeiros meses. No segundo cada dia foi aumentando e o medicamento para ajudar a sangrar menos não tava funcionando. Por sorte eu tinha retorno e ela avaliou e viu que eu não poderia tomar a segunda dose. Agora o plano é regular a menstruação com reposição hormonal, fazer novamente ultrassom e depois vermos outra opção de tratamento. Sim, é um medicamente normalmente dado para mulheres na menopausa. 

Agora é esperar a segunda temporada dessa novela. Felizmente nunca senti cólicas agudas, daquelas de quase morrer na cama.  Serão 3 longos meses...

Comentários

Postagens mais visitadas