Intercâmbio na Irlanda

Olá criaturinhas, tudo bom?

Faz um bom tempo que não escrevo aqui. Para quem me acompanha no instagram e Youtube já sabe que estou na Irlanda. A peregrinação começou dia 6 de março e cheguei na Ilha Esmeralda dia 7. Registrei um pouquinho em forma de vlog. Nesta primeira parte falarei da experiência pelos aeroportos, acomodação e escola - minha visão da minha primeira semana.


A Jornada
Fiquei horas no Aeroporto de Guarulhos, esperando minha conexão. Por sorte a Suu foi me visitar e passei horas agradáveis conversando com ela. Nos aeroportos algumas pessoas já usavam máscaras por conta do coronavírus, inclusive em algumas lojas do aeroporto estavam vendendo, colocando nos manequins. Eu lavava as mãos regularmente.



No vôo da Air France de São Paulo para Paris foi uma boa experiência. Os comissários de bordo todos educados e a comida estava ótima. Aproveitei e assisti alguns filmes que não tinha assistido no cinema - pois estava economizando para a viagem. Acabei dormindo só umas 3h pois classe econômica não te deixa muito confortável se você tem todo um ritual para dormir.

Ao chegar em Paris dia 7 de março, já na saída do avião te pediam passaporte. Acredito que o aeroporto estava mais vazio que o padrão, já que tinha 423 casos confirmados de coronavírus na França. Pelos noticiários irlandeses, já estava sabendo que muitos europeus estavam cancelando suas viagens. Tive problemas ao passar para o embarque: na esteira de passarem as malas minha mala foi checada diversas vezes e inclusive passaram algo que acredito que era pra ver se tinha drogas. Depois, para pegar o ônibus até o avião para ir para Dublin, uma funcionária ao ver meu passaporte já veio perguntando o que eu iria fazer na Irlanda e pediu os documentos provando que eu ia de fato estudar e tinha acomodação. Mas consegui embarcar e ajudei uma senhora brasileira que não sabia inglês a responder as perguntas da mulher em Paris.

Felizmente teve lanchinho no vôo de Paris até Dublin, mesmo sendo a cia low-cost da Air france, a Hop!. Desembarcando na capital irlandesa, quase fui arrastada pelo vento. Ao passar pela imigração, eu acredito que passei pela temida "loira da imigração"que barra muitas pessoas, pois ela fez um questionário extenso e pediu todos os papéis possíveis. Descobri a fama dela depois que cheguei na casa relatando o fato.

E daí começou a preocupação: onde eu pego o ônibus para Galway? Aeroporto está cheio de placas, mas para pegar ônibus... não. Depois de ir no banheiro e me acalmar, fui andando até achar o portão que o mapa dizia que era perto da GoBus.

Esperei o horário conversando com o motorista, que é do Paquistão. E por sorte, uma menina que veio pro intercâmbio do Brasil pela KLM, chegou a tempo de pegar o mesmo ônibus que eu. Demorou umas 3h até chegarmos na rodoviária e decidimos ir andando até a residência estudantil, já estava de noite e um frio gelado para quem saiu do verão brasileiro.

Adaptação e Residência Estudantil
Cheguei exausta da viagem no sábado a noite, mas de manhã acordei num horário legal para o fuso horário. A maior parte da galera que chegou no mesmo dia que eu foi passear domingo a tarde, mas eu estava tão exausta que resolvi cochilar a tarde. Quando acordei, senti que fiz a coisa certa pro meu corpo. Fiquei com receio de me forçar demais e adoecer. A rinite já estava atacada devido a viagem toda e ao chegar na casa toda de carpete...

A casa estava cheia com pessoas de vários lugares do Brasil. Foi divertido interagir com o pessoal e descobrir lugares novos dentro do meu próprio país.

Devo dizer que dos pontos negativos da casa foram: colchões que você consegue sentir cada mola empurrando seu corpo e só poder usar um chuveiro por vez (com 10 pessoas e 2 banheiros) e não poderia lavar roupa também ao mesmo tempo que estava tomando banho.

Escola - Atlantic Language School
Tinha feito um teste online de nivelamento ainda no Brasil e na primeira segunda-feira foi feita uma entrevista de conversação, uma aula para apresentar mais a escola e um city tour que foi cancelado devido a forte chuva e poucos interessados. Infelizmente devido ao corona, dia 12 foi meu último dia de aula presencial por decreto governamental. Dia 13 teria uma festa de St.Patricks. Como fiquei desolada.
Na equipe técnica da escola tem pessoas de diversas nacionalidades, então se você travar pra falar inglês... terá alguém para te ajudar.


Essas foram as minhas primeiras impressões na primeira quinzena de intercâmbio em Galway. Dividirei em pedaços para não ficar muito longo.

Comentários

Postagens mais visitadas