As Fadas de Cottingley - Detalhes da produção do vídeo e complementos

Olá criaturas encantadas, como vão vocês?

Hoje lancei o vídeo contando um pouco sobre a história das fadas de Cottingley e quero contar um pouco do "backstage".


Antes de tudo, em todos meus anos criando conteúdo sobre o tema fadas, ainda não tinha falado sobre esse caso tão famoso! Usei como base de pesquisa a Wicca nº12 da Eddie van Feu, o Faerie Handbook (dos autores da Faerie Magazine) e até a Wikipedia. Não lembrava de muitos detalhes e foi divertido ver que figuras ilustres como Arthur Doyle, autor do Sherlock Holmes, e Harry Houdini, famoso ilusionista, também aparece no rolo. Porém alguns dados como datas acabam não tendo um consenso.


Se você não conhece a história, vou deixar para vocês conhecerem pelo vídeo que dediquei boas horas editando. Não registrei o tempo de todo o processo mas imagino que foi algo do tipo:

Pesquisa e Roteiro: 1h-2h
Me arrumar: 30min
Gravar: 30min
Edição: 4h (efeitos, cortes, pesquisa de música que encaixasse e todos os detalhes pro YouTube)

Sim, a vida de YouTuber sem equipe demanda um bom esforço. Brinquei no improviso, interpretando algumas cenas da história. Achei que ficou divertido, só falta ver se vocês tem o mesmo humor peculiar que eu.

Durante a pesquisa, também achei o vídeo de uma delas senhorinha explicando o processo das fotos, confessando a fraude. E o mais legal, legendado em português!


Frances veio a falecer em 1986 e Elsie em 1988. Em 1998 foram vendidas as fotografias, as câmeras usadas pelas meninas, as fadas pintadas de aquarela pela Elsie e uma carta de 9 páginas da Elsie admitindo a fraude. 


Em 1997 lançaram o filme "O Encanto das Fadas", inspirado na história. Infelizmente a última vez que vi foi a muito tempo, deve ter sido numa Sessão da Tarde. Por isso que acabei não falando muito do filme, mas né, quem sabe eu assista novamente e depois faça uma análise.  Mel Gibson fez parte do filme e participou do leilão que citei anteriormente.

Tentei aplicar meus conhecimentos de fada para explicar um pouco o lado das pessoas que acreditam que lá realmente tinham fadas. Esqueci de comentar que crianças conseguem ver elementais com mais facilidade que adultos, mas você que está aqui agora está sabendo!


Minha curiosidade também me levou a pesquisar o que eram os tais alfinetes de chapéu que elas prenderam as ilustrações de fadas. Pensei que talvez fossem tipo os broches que usam no chapéu de Oktoberfest, mas não! Eram alfinetes gigantes que além de decorativos, serviam para autodefesa feminina!

Apesar de existirem a muito tempo, esses alfinetes ficaram bem populares na década de 1910, pois começaram a ser feitos industrialmente e então, mais acessíveis. Porém com os anos foram surgindo leis para limitar o tamanho do alfinete e cobertura para a ponta dos mesmos. Imagine o que tudo deve ter rolado - inclusive foram usado pelas sufragistas durante sua batalha para o direito do voto feminino! Em 1920 caíram em desuso.

Espero que tenham gostado! Se você gosta do meu conteúdo e quer colaborar, considere colaborar no meu Padrim.

Em breve divulgarei as informações do Dia das Fadas 2022!

Beijos de Glitter!

Comentários

Postagens mais visitadas